São Atividades Extraclasses, de caráter científico, cultural, acadêmico e pré-profissional, que se articulam com o processo formativo do futuro profissional e o enriquecem, integrando-se aos Projetos Pedagógicos do Curso. É imprescindível que sejam desenvolvidas de forma coerente com os eixos norteadores das Matrizes Curriculares e compatíveis com os planejamentos dos Cursos.
Do Exercício
Com carga horária variável, de acordo com a especificidade do Curso as Atividades Complementares, são desenvolvidas sob várias modalidades, se integram ao seu Projeto Pedagógico, devendo a carga horária ser efetivamente integralizada.
Estas atividades independentes são desenvolvidas pelos discentes, procurando ultrapassar o patamar mínimo de aquisição de conhecimento, levando-os à reflexão.
O planejamento acadêmico assegurará o envolvimento dos discentes, de forma individual e/ou em equipe, em atividades como visitas técnicas e de ambientação, vídeos informativos, vivências profissionais, palestras, projetos de treinamento e integradores, oficinas, seminários e outras.
Um ponto de relevância neste processo concerne à possibilidade de oferecer atividades fundamentadas nas necessidades da região, considerando a realidade na qual o Curso está inserido e o mercado de trabalho.
As Atividades Complementares propiciam aos discentes a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos aos problemas práticos evidenciados nos casos reais abordados em discussões em sala de aula e em Projetos de Extensão. Também as visitas técnicas a órgãos públicos e privados e atividades de campo constituem excelente oportunidade para consolidar os conceitos teóricos apresentados nas aulas expositivas. O desenvolvimento dessas atividades possibilita a capacitação dos alunos para desempenharem, de forma interdisciplinar e com responsabilidade, as atividades profissionais, adquirindo uma visão crítica e holística sobre os Cursos, conforme previsto nos objetivos, no perfil profissional e na concepção dos Cursos.
Os Objetivos
- Promover a realização de atividades extraclasse que propiciarão ao corpo discente um complemento curricular, visando o acompanhamento, o aprofundamento, o enriquecimento, o aperfeiçoamento e a ampliação do universo da prática profissional;
- Proporcionar o desenvolvimento intelectual dos discentes, mediante atividades acadêmicas diversas, com a finalidade de aprimorar e facilitar o processo ensinoaprendizagem, assim como, diversificar e enriquecer a vida acadêmica do Curso;
- Propiciar ao educando, a identificação das possibilidades do mercado de trabalho empregador;
- Promover a articulação teoria-prática;
- Estimular o exercício do pensamento crítico-reflexivo;
- Desenvolver o interesse pela prática da iniciação científica e fomentar a produção científica;
- Incentivar a integração do corpo docente e discente;
- Facilitar a interdisciplinaridade, a transdisciplinaridade e a contextualização;
- Planejar estratégias criativas, visando facilitar o desenvolvimento acadêmico do discente;
- Atualizar e enriquecer a vivência acadêmica e os currículos, bem como, propiciar a investigação de problemas regionais nas áreas dos Cursos;
- Incentivar atividades pré-profissionais.
São consideradas Atividades Complementares:
- Visitas técnicas e de ambientação à indústrias que promovem atividades no foco dos Cursos;
- Projetos e Programas de Iniciação Científica voluntária orientados por docentes dos Cursos;
- Projetos e Programas de Extensão orientados por docentes dos Cursos;
- Serviços técnicos prestados à comunidade local e empresarial;
- Eventos científicos ligados às áreas dos Cursos, tais como: seminários, simpósios, congressos, conferências, semanas acadêmicas, jornadas, dentre outros;
- Cursos de Extensão;
- Estágios não obrigatórios, de acordo com as normas vigentes;
- Exercício de atividades de monitoria;
- Exercício em laboratórios específicos;
- Pesquisas na Internet;
- Jogos e Simulações;
- Observação sistemática de campo, mediante visitas de ambientação e técnicas;
- Treinamento em técnicas de observação;
- Visitas a feiras e exposições que envolvam as tecnologias e aplicações na área do Curso;
- Palestras;
- Publicações de atividades de iniciação científica e trabalhos docentes e discentes;
- Participação em atividades de Iniciação Científica;
- Desenvolvimento de Projetos e Monografias;
- Projetos Integradores;
- Atividades pré-profissionais.
São utilizados também o desenvolvimento de Projetos de Extensão junto à comunidade (empresas conveniadas ou não, órgãos municipais, estaduais e federais), a participação e organização em congressos e a prestação de serviços de monitoria por parte do corpo discente no apoio às aulas práticas.
Tendo em vista a diversidade de ações que podem ser utilizadas para seu desenvolvimento, são sugeridos percentuais para as atividades consideradas mais comuns.
Atividades | Percentual |
---|---|
Palestras, Apresentações Temáticas | 15 |
Visitas Técnicas | 10 |
Excursões, Utilização de Novas Tecnologias | 05 |
Seminários | 10 |
Pesquisa | 20 |
Eventos | 10 |
Programas Comunitários de Extensão | 15 |
Outras Atividades | 15 |
Total | 100 |
Documentos
» Tabela de Pontuação das Atividades Complementares
» Formulário de registro das atividades e crédito correspondente