Atividades Complementares

São Atividades Extraclasses, de caráter científico, cultural, acadêmico e pré-profissional, que se articulam com o processo formativo do futuro profissional e o enriquecem, integrando-se aos Projetos Pedagógicos do Curso. É imprescindível que sejam desenvolvidas de forma coerente com os eixos norteadores das Matrizes Curriculares e compatíveis com os planejamentos dos Cursos.

Do Exercício

Com carga horária variável, de acordo com a especificidade do Curso as Atividades Complementares, são desenvolvidas sob várias modalidades, se integram ao seu Projeto Pedagógico, devendo a carga horária ser efetivamente integralizada.

Estas atividades independentes são desenvolvidas pelos discentes, procurando ultrapassar o patamar mínimo de aquisição de conhecimento, levando-os à reflexão.

O planejamento acadêmico assegurará o envolvimento dos discentes, de forma individual e/ou em equipe, em atividades como visitas técnicas e de ambientação, vídeos informativos, vivências profissionais, palestras, projetos de treinamento e integradores, oficinas, seminários e outras.

Um ponto de relevância neste processo concerne à possibilidade de oferecer atividades fundamentadas nas necessidades da região, considerando a realidade na qual o Curso está inserido e o mercado de trabalho.

As Atividades Complementares propiciam aos discentes a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos aos problemas práticos evidenciados nos casos reais abordados em discussões em sala de aula e em Projetos de Extensão. Também as visitas técnicas a órgãos públicos e privados e atividades de campo constituem excelente oportunidade para consolidar os conceitos teóricos apresentados nas aulas expositivas. O desenvolvimento dessas atividades possibilita a capacitação dos alunos para desempenharem, de forma interdisciplinar e com responsabilidade, as atividades profissionais, adquirindo uma visão crítica e holística sobre os Cursos, conforme previsto nos objetivos, no perfil profissional e na concepção dos Cursos.

Os Objetivos

  • Promover a realização de atividades extraclasse que propiciarão ao corpo discente um complemento curricular, visando o acompanhamento, o aprofundamento, o enriquecimento, o aperfeiçoamento e a ampliação do universo da prática profissional;
  • Proporcionar o desenvolvimento intelectual dos discentes, mediante atividades acadêmicas diversas, com a finalidade de aprimorar e facilitar o processo ensinoaprendizagem, assim como, diversificar e enriquecer a vida acadêmica do Curso;
  • Propiciar ao educando, a identificação das possibilidades do mercado de trabalho empregador;
  • Promover a articulação teoria-prática;
  • Estimular o exercício do pensamento crítico-reflexivo;
  • Desenvolver o interesse pela prática da iniciação científica e fomentar a produção científica;
  • Incentivar a integração do corpo docente e discente;
  • Facilitar a interdisciplinaridade, a transdisciplinaridade e a contextualização;
  • Planejar estratégias criativas, visando facilitar o desenvolvimento acadêmico do discente;
  • Atualizar e enriquecer a vivência acadêmica e os currículos, bem como, propiciar a investigação de problemas regionais nas áreas dos Cursos;
  • Incentivar atividades pré-profissionais.

São consideradas Atividades Complementares:

  • Visitas técnicas e de ambientação à indústrias que promovem atividades no foco dos Cursos;
  • Projetos e Programas de Iniciação Científica voluntária orientados por docentes dos Cursos;
  • Projetos e Programas de Extensão orientados por docentes dos Cursos;
  • Serviços técnicos prestados à comunidade local e empresarial;
  • Eventos científicos ligados às áreas dos Cursos, tais como: seminários, simpósios, congressos, conferências, semanas acadêmicas, jornadas, dentre outros;
  • Cursos de Extensão;
  • Estágios não obrigatórios, de acordo com as normas vigentes;
  • Exercício de atividades de monitoria;
  • Exercício em laboratórios específicos;
  • Pesquisas na Internet;
  • Jogos e Simulações;
  • Observação sistemática de campo, mediante visitas de ambientação e técnicas;
  • Treinamento em técnicas de observação;
  • Visitas a feiras e exposições que envolvam as tecnologias e aplicações na área do Curso;
  • Palestras;
  • Publicações de atividades de iniciação científica e trabalhos docentes e discentes;
  • Participação em atividades de Iniciação Científica;
  • Desenvolvimento de Projetos e Monografias;
  • Projetos Integradores;
  • Atividades pré-profissionais.

São utilizados também o desenvolvimento de Projetos de Extensão junto à comunidade (empresas conveniadas ou não, órgãos municipais, estaduais e federais), a participação e organização em congressos e a prestação de serviços de monitoria por parte do corpo discente no apoio às aulas práticas.

Tendo em vista a diversidade de ações que podem ser utilizadas para seu desenvolvimento, são sugeridos percentuais para as atividades consideradas mais comuns.

AtividadesPercentual
Palestras, Apresentações Temáticas15
Visitas Técnicas10
Excursões, Utilização de Novas Tecnologias05
Seminários10
Pesquisa20
Eventos10
Programas Comunitários de Extensão15
Outras Atividades15
Total100

Documentos

» Tabela de Pontuação das Atividades Complementares

» Formulário de registro das atividades e crédito correspondente

» Registro Final das Atividades Complementares